sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Processo de Comunicação Organizacional

Olá, caro leitor! Tudo bem? 

Hoje, vamos falar sobre um tema de grande relevância: COMUNICAÇÃO. Mas afinal, o que é comunicação?



O conceito de comunicação vem do latim communicare, que significa tornar comum, compartilhar, trocar opiniões. O ato de comunicar implica em trocar mensagens que por sua vez envolve emissão e recebimento de informações, utilizando signos e símbolos. Além disso, a comunicação é imprescindível para qualquer organização social e ela só existe quando duas ou mais pessoas estabelecem entre si um contato psicológico.


Já a comunicação organizacional é a possibilidade sistêmica integrada que envolve a organização em sentimento de unidade, sendo que este entrosamento entre todas as pessoas garante o sucesso da comunicação e dos resultados positivos nas organizações. Além disso, a comunicação conduz e transforma em um meio facilitador para proporcionar relações saudáveis no ambiente de trabalho.


Para haver comunicação, é necessário a presença de alguns elementos, como um emissor, um receptor e uma mensagem a ser enviada através de um canal, utilizando um código (por exemplo, a língua portuguesa) dentro de um contexto.


Entretanto, pode ser que ocorra problemas na comunicação, como a ocorrência da filtragem, do ruído e do bloqueio. O ruído é qualquer elemento que interfira na transmissão da mensagem, sendo esta mal-interpretada ou distorcida. Já a filtragem é o processo no qual a comunicação existe, entretanto, apenas parte da mensagem é recebida. Já o bloqueio é quando a mensagem não é captada e a comunicação é interrompida, sendo que a principal causa da ocorrência de bloqueio é a falta de contato psicológico entre os comunicadores. Dentre estes problemas, é preferível que ocorra o bloqueio, já que a comunicação fica interrompida e, desse modo, o receptor pergunta ao emissor o que foi dito e a comunicação volte a se estabelecer. 




Por fim, na prática médica, uma boa comunicação é um elemento essencial para se obter uma melhor relação médico-paciente atingindo resultados mais satisfatórios, como, por exemplo, o estabelecimento de uma boa comunicação entre o médico e o paciente, permite a participação do usuário para traçar o plano terapêutico junto com o profissional e assim conseguir uma maior adesão do paciente ao tratamento proposto.



Por hoje é só! Espero que tenham gostado! Até a próxima!






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