sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Ferramentas de gestão de qualidade aplicadas aos serviços de saúde


Olá pessoal, estavam com saudades? Pois bem, voltamos nesse começo de dezembro para falar sobre um tópico muito importante quando se fala de gestão em saúde, que é as ferramentas de qualidade utilizadas na gestão em saúde.
Está pronto para mais esta aventura?!
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No Brasil, o movimento a favor da aplicação da qualidade nos serviços de saúde foi intensificado somente a partir dos anos 2000, sendo que a qualidade aqui não é só para dizer se algo está dentro ou fora dos padrões, mas sim para ser utilizada como ferramenta estratégia, a fim de aperfeiçoar o serviço. Assim, a partir do mapeamento dos problemas da instituição é possível elaborar medidas concretas e eficazes de combate.
Dentre as ferramentas existentes, temos:
  • FOLHA DE VERIFICAÇÃO: "cheklist" que permite verificar diversos níveis que compõem a organização, sendo utilizada geralmente no primeiro diagnóstico.
  • https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/folha-de-verificacao-qualidade/

  • MATRIZ GUT: A partir da separação dos problemas quanto a Gravidade, Urgência e Tendência, essa ferramenta possibilita ordenar os problemas definindo qual deve ter prioridade quanto as medidas de resolução. Para isso indagamos: o quão grave é esse problema? Esse problema deve ser resolvido de forma imediata ou não tem pressa? Se esse problema persistir ele poderá ser maior, menor ou se manter inalterado? A partir dessas questões, atribui-se uma nota de 1 a 5 e pela multiplicação das variáveis tem-se a ordem das prioridades. Veja o exemplo: 
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https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/matriz-gut-por-que-usar-essa-ferramenta/
  • DIAGRAMA DE PARETO: também é uma ferramenta que tem por objetivo estabelecer prioridades na tomada de decisão. Entretanto, é apresentado na forma de um gráfico de barras, sendo que a finalidade é focar em resolver 20% dos problemas mais relevantes, já que os outros podem ser resolvidos sozinhos ou não ser tão expressivos na prestação do serviço. Veja o exemplo:
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http://esproconnection.blogspot.com/2017/05/significado-do-diagrama-de-pareto.html
  • DIAGRAMA CAUSA E EFEITO: Essa ferramenta é mais pontual, sendo usada para identificar as possíveis causas para a determinação de um efeito. É conhecido com espinha de peixe devido a sua forma. Veja o exemplo:
  • Imagem relacionada
    https://sabrinanunes.com/posts/diagrama-de-ishikawa-como-melhorar-sua-gestao/

  • 5W3H: Tem esse nome porque é determinado pelas perguntas: What (o que será feito?); Why (porque será feito/motivo?); Who (quem fará?); When (quando?); Where (onde?); How (como?); How much (quanto custará?); How measure  (como será avaliado?). A partir da elaboração das respostas a esses questionamentos, será possível montar um plano de ação para a resolução de determinado problema.
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http://www.agarreseusucesso.com.br/5w2h-entenda-o-que-e/
  • Matriz SWOT ou FOFA (F = Forças / O = Oportunidades / F = Fraquezas / A = Ameaças): ferramenta que permite traçar uma análise da situação atual da organização, identificando tanto seus pontos fortes quanto os fracos e analisando quais as possíveis oportunidades e/ou ameaças que o ambiente externo pode fornecer.  
Resultado de imagem para fofa
https://www.designerd.com.br/faca-a-fofa/

  • 5S: programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa, a partir da promoção de mudanças comportamentais, aprimorar certos aspectos como limpeza, padronização e organização; sendo seu nome derivado de 5 termos japoneses iniciados com a letra S : Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.
  • https://avnconsulting.com.br/cursos-treinamentos/5-s-ferramenta-eficaz-para-melhorar-o-desempenho-e-qualidade/
    • BSC (Balanced Scorecard): ferramenta que parte da visão da organização e de uma estratégia definida, buscando determinar "quem é o cliente?", "como fazer com que a visão esperada se propague?", "como organizar as finanças para alcançar a visão?", "que processos internos devem ser elaborados para chegar a isso?", "como utilizar-se das parcerias com os colaboradores para promover crescimento e conhecimento?".
    Resultado de imagem para BSC
    https://www.siteware.com.br/metodologias/bsc-balanced-scorecard/
  • PDCA (P = Plan / D = Do / C = Check / A = Action): ferramenta que visa nortear a cultura da organização num sentido de mudança contínua, dentro de um ciclo que vai desde o planejamento até a padronização de alguma ação, perpassando pelos processos de execução e verificação. 
  • Resultado de imagem para PDCA
    fonte google
      

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