Olá pessoal, estavam com saudades? Pois bem, voltamos nesse começo de dezembro para falar sobre um tópico muito importante quando se fala de gestão em saúde, que é as ferramentas de qualidade utilizadas na gestão em saúde.
Está pronto para mais esta aventura?!
No Brasil, o movimento a favor da aplicação da qualidade nos serviços de saúde foi intensificado somente a partir dos anos 2000, sendo que a qualidade aqui não é só para dizer se algo está dentro ou fora dos padrões, mas sim para ser utilizada como ferramenta estratégia, a fim de aperfeiçoar o serviço. Assim, a partir do mapeamento dos problemas da instituição é possível elaborar medidas concretas e eficazes de combate.
Dentre as ferramentas existentes, temos:
- FOLHA DE VERIFICAÇÃO: "cheklist" que permite verificar diversos níveis que compõem a organização, sendo utilizada geralmente no primeiro diagnóstico.
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https://www.gestaodesegurancaprivada.com.br/folha-de-verificacao-qualidade/
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- MATRIZ GUT: A partir da separação dos problemas quanto a Gravidade, Urgência e Tendência, essa ferramenta possibilita ordenar os problemas definindo qual deve ter prioridade quanto as medidas de resolução. Para isso indagamos: o quão grave é esse problema? Esse problema deve ser resolvido de forma imediata ou não tem pressa? Se esse problema persistir ele poderá ser maior, menor ou se manter inalterado? A partir dessas questões, atribui-se uma nota de 1 a 5 e pela multiplicação das variáveis tem-se a ordem das prioridades. Veja o exemplo:
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https://uvagpclass.wordpress.com/2017/09/11/matriz-gut-por-que-usar-essa-ferramenta/ |
- DIAGRAMA DE PARETO: também é uma ferramenta que tem por objetivo estabelecer prioridades na tomada de decisão. Entretanto, é apresentado na forma de um gráfico de barras, sendo que a finalidade é focar em resolver 20% dos problemas mais relevantes, já que os outros podem ser resolvidos sozinhos ou não ser tão expressivos na prestação do serviço. Veja o exemplo:
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http://esproconnection.blogspot.com/2017/05/significado-do-diagrama-de-pareto.html |
- DIAGRAMA CAUSA E EFEITO: Essa ferramenta é mais pontual, sendo usada para identificar as possíveis causas para a determinação de um efeito. É conhecido com espinha de peixe devido a sua forma. Veja o exemplo:
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https://sabrinanunes.com/posts/diagrama-de-ishikawa-como-melhorar-sua-gestao/
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- 5W3H: Tem esse nome porque é determinado pelas perguntas: What (o que será feito?); Why (porque será feito/motivo?); Who (quem fará?); When (quando?); Where (onde?); How (como?); How much (quanto custará?); How measure (como será avaliado?). A partir da elaboração das respostas a esses questionamentos, será possível montar um plano de ação para a resolução de determinado problema.
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http://www.agarreseusucesso.com.br/5w2h-entenda-o-que-e/ |
- Matriz SWOT ou FOFA (F = Forças / O = Oportunidades / F = Fraquezas / A = Ameaças): ferramenta que permite traçar uma análise da situação atual da organização, identificando tanto seus pontos fortes quanto os fracos e analisando quais as possíveis oportunidades e/ou ameaças que o ambiente externo pode fornecer.
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https://www.designerd.com.br/faca-a-fofa/ |
5S: programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa, a partir da promoção de mudanças comportamentais, aprimorar certos aspectos como limpeza, padronização e organização; sendo seu nome derivado de 5 termos japoneses iniciados com a letra S : Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke.
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https://avnconsulting.com.br/cursos-treinamentos/5-s-ferramenta-eficaz-para-melhorar-o-desempenho-e-qualidade/ |
- BSC (Balanced Scorecard): ferramenta que parte da visão da organização e de uma estratégia definida, buscando determinar "quem é o cliente?", "como fazer com que a visão esperada se propague?", "como organizar as finanças para alcançar a visão?", "que processos internos devem ser elaborados para chegar a isso?", "como utilizar-se das parcerias com os colaboradores para promover crescimento e conhecimento?".
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https://www.siteware.com.br/metodologias/bsc-balanced-scorecard/ |
PDCA (P = Plan / D = Do / C = Check / A = Action): ferramenta que visa nortear a cultura da organização num sentido de mudança contínua, dentro de um ciclo que vai desde o planejamento até a padronização de alguma ação, perpassando pelos processos de execução e verificação.
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fonte google |
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