sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

PMAQ e Acreditação Hospitalar



Olá, meu caro leitor! Tudo bem com você?

Hoje, vamos falar um pouco sobre dois programas voltados para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Vamos lá?

Primeiramente, vamos falar sobre o PMAQ. Você não sabe o que é o PMAQ?

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O PMAQ é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que tem como objetivo a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia comparável nacional, regional e local, visando permitir uma maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas a atenção primária. Este programa eleva o repasse de recursos do incentivo fiscal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.



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Apesar do PMAQ ter sido criado em 2011, existem desafios nacionais para serem vencidos para atingir a sua total efetividade, entre os quais, podemos destacar a sobrecarga das equipes com número excessivo de pessoas sob sua responsabilidade, pouca integração da atenção básica com outros pontos das Redes de Atenção a Saúde e, principalmente, o financiamento insuficiente e inadequado.

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Já para avaliar o nível terciário, existe a Acreditação Hospitalar que é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Exitem três níveis de Acreditação: Nível 1 (Estrutura) ou Acreditado; Nível 2 (Processo) ou Acreditado Pleno; e Nível 3 (Resultado) ou Acreditado com Excelência.

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No Brasil, na década de 90, houve o início do movimento de acreditação hospitalar; e em 1999, foi criada a ONA (Organização Nacional de Acreditação) que em 2002, foi reconhecida pela ANVISA como instituição competente e autorizada a desenvolver a acreditação de organização de serviço de saúde no Brasil. Atualmente, o Brasil conta com 306 hospitais acreditados pela ONA.

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Por fim, diversas são as vantagens em realizar a acreditação hospitalar, sendo algumas delas: oferecer segurança para para os pacientes e os profissionais; qualidade da assistência; útil instrumento de gerenciamento e construção de equipe e permitir uma melhoria contínua.

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Por hoje, é só, querido leitor! Espero que tenha gostado e aprendido uma pouquinho mais Gestão e Serviço em Saúde. Até a próxima!

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