Olá, meu caro leitor! Tudo bem com você?
Hoje, vamos falar um pouco sobre dois programas voltados para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Vamos lá?
Primeiramente, vamos falar sobre o PMAQ. Você não sabe o que é o PMAQ?
O PMAQ é o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que tem como objetivo a ampliação do acesso e melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia comparável nacional, regional e local, visando permitir uma maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas a atenção primária. Este programa eleva o repasse de recursos do incentivo fiscal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
Apesar do PMAQ ter sido criado em 2011, existem desafios nacionais para serem vencidos para atingir a sua total efetividade, entre os quais, podemos destacar a sobrecarga das equipes com número excessivo de pessoas sob sua responsabilidade, pouca integração da atenção básica com outros pontos das Redes de Atenção a Saúde e, principalmente, o financiamento insuficiente e inadequado.
Já para avaliar o nível terciário, existe a Acreditação Hospitalar que é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Exitem três níveis de Acreditação: Nível 1 (Estrutura) ou Acreditado; Nível 2 (Processo) ou Acreditado Pleno; e Nível 3 (Resultado) ou Acreditado com Excelência.
No Brasil, na década de 90, houve o início do movimento de acreditação hospitalar; e em 1999, foi criada a ONA (Organização Nacional de Acreditação) que em 2002, foi reconhecida pela ANVISA como instituição competente e autorizada a desenvolver a acreditação de organização de serviço de saúde no Brasil. Atualmente, o Brasil conta com 306 hospitais acreditados pela ONA.
Por fim, diversas são as vantagens em realizar a acreditação hospitalar, sendo algumas delas: oferecer segurança para para os pacientes e os profissionais; qualidade da assistência; útil instrumento de gerenciamento e construção de equipe e permitir uma melhoria contínua.
Por hoje, é só, querido leitor! Espero que tenha gostado e aprendido uma pouquinho mais Gestão e Serviço em Saúde. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário